sábado, 11 de setembro de 2010

Instituições e Associações de Itapuã

Trabalho de Historia
Colégio Estadual Rotary
Data de entrega: Dois de Junho de 2010
Disciplina: História
Alunos: Clivia Santana, Cleberson Parente, Isael Silva, Mailane de Almeida, Neusa Cristina.
Série: 3° D Matutino.

Instituições e Associações de Itapuã:
Existem muitas associações aqui em Itapuã. São variadas desde religiosidade até cultural. Essas associações ajudam as pessoas que se interessam pelo o que eles fornecem.
Pessoas de várias classes sociais procuram associações para fazer cursos disponíveis nas associações.
As instituições de Itapuã servem como mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que delas participam.

Associação Crianças Raízes do Abaeté
A Associação Crianças Raízes do Abaeté, acolhe perspectivas de linguagens sócias educativas que afirmam a dinâmica sócio-histórica e cultural do bairro de Itapuã. A principal meta é legitimar aspectos fundamentais à compreensão do lugar, a saber: o espaço-tempo que inauguraram o bairro através da presença indígena e africana, os vínculos de sociabilidade através da pesca, referência original do modo de produção coletiva; a dimensão ético-estética da capoeira desdobramento da tradição africana.
Associação casa da musica
Esse era o titulo do projeto inicial da Casa da Música, que foi inaugurada em 03 de setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana. Hoje a Casa da Música é um Espaço Cultural que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso a cultura. Realizamos dentre outras atividades: Exposições temporárias, Saraus e Bate Papos Musicados, sempre com temas ligados a música.

Centro comunitário esportivo de Itapuã
O espaço do Centro Comunitário era inicialmente chamado de Campo de Itapuã. Na década de 80, passou a se chamar Estádio de Futebol de Itapuã. Por fim, há cerca de cinco anos, o espaço ganhou o nome atual. Nele se concentram atividades de caratê, capoeira, boxe, taekwondo da ginástica e futebol, entre outros, atendendo a um público de idade diversificada. Aos domingos, o centro disponibiliza suas atividades para a comunidade.

As lavadeiras
Cedo, elas começam a trabalhar. Arrumam a trouxa de roupa na cabeça e se dirigem à Lagoa do Abaeté, assim como suas mães faziam. São mulheres na grande maioria negras que se iniciaram na profissão ainda criança. Algumas lavadeiras de Itapuã lavam roupa para manter a tradição familiar e outras fazem disto também uma profissão. São mulheres nascidas e criadas no Abaeté que passaram a infância nos arredores da Lagoa e que respeitam o local porque o consideram um lugar sagrado e religioso.

As Ganhadeiras
As Ganhadeiras de Itapuã. A análise de tal processo de aprendizagem propicia um estudo sobre modos não-convencionais de aprendizagem que podem convergir para uma reflexão sobre os métodos tradicionais de ensino. O grupo de música pertencente à cultura e popular escolhido representa um exemplo das variadas formas de se aprender música fora dos contextos escolares, ditos formais. Tende a observar, também, como ocorre a transmissão dos conhecimentos musicais e de como eles se articulam entre o público-alvo e as ministrantes, de como ocorre a atuação educativa/artística das ganhadeiras. Crianças e adolescentes, senhoras de crença espírita, católica e do candomblé cujas diferenças etárias ou religiosas não interferem na simbiose musical e coreográfica mostradas. Enfim, a idéia basilar da pesquisa é o processo educativo do coro das Ganhadeiras de Itapuã que priorizam além do canto, a dança, o teatro e a composição musical. Além de participar efetivamente do grupo de revitalização cultural do bairro de Itapuã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário