terça-feira, 7 de setembro de 2010

CAPOEIRA EM ITAPUÃ

CAPOEIRA EM ITAPUÃ


Mestre Paulo dos Anjos
José Paulo dos Anjos - Mestre Paulo dos Anjos, nasceu na cidade de Estância, Estado de Sergipe em 15 de agosto de 1936. Com cinco anos foi morar em Salvador, Bahia, na rua Ubaranas, onde pela primeira vez conheceu um capoeirista, Mestre Bimba.
Jovem, de origem humilde, lutador por natureza, resolveu deixar a Capoeira para lutar boxe. Mas seu coração já pertencia à Capoeira, e após alguns anos de pugilismo retornou à Academia de Mestre Canjiquinha, onde formou-se em 1957, tornando-se um de seus maiores discípulos. Mudou-se então para o km 17 em Itapuã, onde, em 1975, fundou a Associação de Capoeira Anjos de Angola. Até seu falecimento, vivia e possuía uma academia em Salvador, no Bairro da Paz (antiga Malvinas). Juntamente com Mestre João Pequeno e Mestre João Grande, era um dos maiores e mais tradicionais Mestres da Velha Guarda da Capoeira Angola da Bahia, bastando sua figura para evidenciar tal fato. Seu canto, comparado somente ao de nomes como Mestre Waldemar, Caiçara e Canjiquinha, era o melhor convite para uma boa roda de capoeira.


Em relevância ao crescimento da capoeira no bairro de Itapuã podemos citar o CECC ( Centro de Ensino Camugerê Capoeira).
Centro de Ensino Camugerê Capoeira deu inicio as suas atividades na noite do dia 15 de março de 2002 com um coquetel de lançamento no clube ASSALBA sob a direção do contramestre Tosta (Presidente ) tendo como convidados mestres, contramestes, professores, alunos formados, alunos, amigos, colaboradores do Grupo Camugerê. A partir desta data, o CECC foi ganhando proporções já esperadas pela sua diretoria, transformando a capoeira como uma fonte de trabalho e conquistando inúmeras instituições pela forma diferenciada de desenvolver suas apresentações, aulas infantis e adultas com uma metodologia diferenciada para cada faixa etária de idade, tornando-se assim um dos grupos mais conhecidos da Bahia.

Fonte: http://www.camugerecapoeira.com.br

Equipe 3º C
Cátia A. Santos
Davi Souza
Diego da Costa
Jéssica Feitosa
Laiane Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário