domingo, 12 de setembro de 2010

Personalidades

Colegio Rotary
Alunos: Josias, Rebeca, Leidemara, Luiz Max, Valdeneia
Turma :F
Serie :3°

Trabalho sobre personalidades de Itapuã

> Cira : famosa por seu tempeiro característico baiano usado no acarajé ela tem uma barraca que fica no largo de Itapuã

> Vinicius de Morais: Nascido no Rio de Janeiro, Vinicius veio para Salvador, na década de 70, graças aos encantos da mulata Gesse Gessy e construiu uma casa à beira-mar de Itapuã. Segundo o poeta, uma casa baiana, feita por baianos, para abrigar tua baianice máxima. O bairro foi inspiração para uma de suas músicas mais famosas, composta com Toquinho: ?Tarde em Itapuã

> Biriba: ponta esquerda campeão brasileiro em 1959 pelo Bahia, iniciou sua carreira nas areias do bairro para se consagrar como um dos grandes jogadores de futebol do país.

> Nelson dos Santos: conhecido como Pai Véio, dedicou muitos anos de sua vida à pesca, após trocar o bairro do Rio Vermelho por Itapuã em função da grande quantidade de peixe que encontrava no mar.

> Bel Borba: adotou Itapuã como seu bairro do coração. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, UFBA e na Califórnia, passando atuar na área em 1971, distribuindo seus painéis, mosaicos e azulejos por várias ruas de Salvador.

> Dorival Caymmi: um dos responsáveis pela imagem positiva que Itapuã e a Bahia têm até hoje, gravou aproximadamente 20 discos e é autor de muitos sucessos, alguns inspirados na atmosfera bucólica de Itapuã como Saudades de Itapuã Promessa de Pescador, A Lenda do Abaeté.

> Dona Cabocla: uma das mais antigas moradoras do bairro, foi lavadeira e ganhadeira do Abaeté, tendo alcançado fama com os quitutes vendidos num bar que recebia figuras ilustres da cultura local e de toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário