terça-feira, 31 de agosto de 2010

Esculturas e Simbolos de Itapuã



SEREIA DE ITAPUÃ

Um dos principais símbolos do bairro, o monumento da sereia está localizado em um ponto central, no cruzamento entre as Avenidas Otavio Mangabeira, Dorival Caymmi e a Rua Aristides Milton. O monumento foi construído pelo artista plástico Mario Cravo em homenagem aos pescadores e aos elementos que identificam o mar. A sereia mede aproximadamente 1,5m, é feita de ferro batido, pintada de prata e assentada em uma pedra de granito. O monumento foi instalado em 1958, quando existia uma placa escrita “Bem vindo a Salvador” em 5 idiomas (português, francês, alemão, inglês e italiano). A placa e a sereia foram retiradas com o projeto de Valorização da Orla, sendo reposta depois de seis meses apenas a sereia.



ESTÁTUA DE BRONZE DO POETA VINICIUS DE MORAES

A estátua foi encomendada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) ao artista plástico Juarez Paraíso, que contou com a participação de Márcia Magno, Renato Viana e Paula Magno na obra.



FAROL DE ITAPUÃ

Em 1873, sobre a Pedra da Piraboca, o Engenheiro Zózimo Barrozo construiu, para sinalizar bancos de areia ali existentes e orientar a navegação marítima de Salvador, um Farol com 21 metros de altura, originalmente pintado de roxo-terra que emitia uma luz fixa branca, facilitando assim a navegação de embarcações que vinham de longe. Apresenta a forma de uma torre, toda em ferro fundido. Em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.

METAMOFORSE DOS HABITANTES DA LAGOA

A escultura “Metamorfose dos habitantes da lagoa”, de Calasans Neto, estava localizada no pé da ladeira do Abaeté. A obra era considerada patrimônio da cidade e, de acordo com o MP, deveria ser isolada para evitar acidentes durante o período de restauração, o que não aconteceu. O objeto foi demolido.

3º A
Camila Fabrícia
Carleide Brito
Eni Dalis
Flaviane Teixeira
Isamara Neri
Jonathas Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário