terça-feira, 31 de agosto de 2010

CAPOEIRA



Colégio Estadual Rotary
Itapuã: Capoeira
3° A:
Carolina Amor Divino
Érica Pereira
Lumara Oliveira
Manuela Jesus
Marina Assunção
Salvador, 01 junho 2010

Capoeira

Os grupos da capoeira de Itapoã

Camugerê
O Centro de Ensino Camugerê Capoeira deu inicio as suas atividades na noite do dia
15 de março de 2002 com um coquetel de lançamento no clube ASSALBA sob a direção do contramestre Tosta (Presidente) tendo como convidados mestres, contramestres, professores, alunos formados, alunos, amigos, colaboradores do Grupo Camugerê. A partir desta data, o CECC foi ganhando proporções já esperadas pela sua diretoria, transformando a capoeira como uma fonte de trabalho e conquistando inúmeras instituições pela forma diferenciada de desenvolver suas apresentações, aulas infantis e adultas com uma metodologia diferenciada para cada faixa etária de idade, tornando-se assim um dos grupos mais conhecidos da Bahia.
Centro Cultural Vadiação
Foi em Itapuã comunidade de Pescadores remanescentes de Índios e Quilombolas na Orla marítima de Salvador que surgiu O Centro Cultural Vadiação Capoeira uma entidade que desenvolve trabalhos voltados para o social, liderado pelo Contramestre Biriba que tem como objetivo difundir a Capoeira, preservando seus princípios, fundamentos e tradições.
O grupo foi fundado em 22 de Abril de 2001, no Centro Esportivo e Cultural Armindo Biriba (sede do grupo) em Salvador, hoje o grupo tem filial em cidades como Uruçuca, Itabuna, Piraí do Norte e Coração de Maria no estado da Bahia, Rio de Janeiro - RJ e em alguns Países como Estados Unidos, Japão, Romênia e Espanha. O grupo conta com uma equipe de Professores, Instrutores, Formados e Estagiários que estão responsáveis pelo desenvolvimento destes trabalhos em outras localidades sob a supervisão do Contra-Mestre André Biriba.

Centro Cultural Vadiação
Origem
Distribuído em pequenas povoações chamadas mocambos e com uma hierarquia onde no ápice encontrava-se o rei Ganga-Zumbi, Palmares pode ter sido o berço das primeiras manifestações da Capoeira.
Desenvolvida para ser uma defesa, a Capoeira foi sendo ensinada aos negros ainda cativos, por aqueles que eram capturados e voltavam aos engenhos. Para não levantar suspeita, os movimentos da luta foram sendo adaptados às cantorias e músicas africanas para que parecesse uma dança.
Hoje em dia, a Capoeira esta dividida nessas duas correntes, angola (a mais antiga) e regional. Os grandes gurus dessas correntes são, respectivamente, Mestres Pastinha (camugerê) e Mestre Biriba (vadiação).

Importância
Visar à integração de crianças e adolescentes à sociedade, bem como o resgate da cidadania, auto-estima e identidade cultural destes jovens por meio de arte-educação pela Capoeira e manifestações culturais afro-brasileiras afins.

ANDRÉ BIRIBA

André Santana, conhecido na capoeira como Contra-Mestre Biriba (apelido que herdou do pai, Armindo Biriba, jogador de futebol do Bahia Campeão Brasileiro de 1959). Nasceu em 78, em Salvador-BA, seu primeiro contato com a capoeira foi ainda criança na tradicional roda da Sereia de Itapuã (local onde mora). Iniciou na capoeira influenciado por amigos, em 90, teve pequenas passagens até conhecer Mestre Coentro, com quem aprendeu e se projetou, sendo graduado (Corda Azul) em 95 e iniciou um trabalho de capoeira na sua comunidade, em 99 recebeu o titulo de professor e dando continuidade a seu trabalho com a capoeira, em 2001 fundou e lidera o Centro Cultural Vadiação Capoeira. É responsável pela formação do quadro de professores, instrutores, formados e estagiários, que hoje, desenvolve trabalhos nas filiais do grupo sob sua supervisão, em 2006 recebeu das mãos do seu Mestre a graduação de Contra-Mestre (corda Vermelha). Atualmente ministra aulas na sede do grupo, no Núcleo de Inclusão Social Tia Lúcia e no Programa de Crianças da Petrobrás-SESI e vêm participando de eventos, apresentações, workshops, viagens e etc.

Salve o Mestre Bimba.
Salve, salve, Mestre Bimba era alegria.
Salve, salve,
salve o Mestre Bimba,
Salve o Mestre que me ensinou,
A jogar Santa Maria.
Salve o Mestre Bimba,
Pra jogar a capoeira,
Tem que ter cabeça fria.
Salve, salve,
salve o Mestre Bimba,
Pra jogar a capoeira,
Tem que ter cabeça fria.
Salve, salve,
salve o Mestre Bimba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário