domingo, 29 de agosto de 2010

Destas Populares




Lavagem de Itapuã
Tradicional festa popular que antecede o carnaval de Salvador
A tradicional Lavagem de Itapuã, festividade que antecede o carnaval da capital baiana é celebrada no bairro de Itapuã. A comemoração é uma das mais antigas Festas Populares de Salvador e é um dos eventos realizados em louvor a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A comunidade organiza diversas atividades que acontecem durante praticamente o dia todo.

Os moradores do bairro começam a ser acordados às duas da manhã ao som de violas, banjos e bandolins. Às cinco horas, a alvorada com fogos anuncia a pré-lavagem das escadarias da igreja. Como manda a tradição, durante a manhã, a festa é embalada pelos blocos de chão, como “As Donzelas”, “Galera do Mar” e o tradicional “Malê Debalê”. Muitas barracas são montadas nas ruas e os foliões seguem a festa ao som dos trios elétricos. A lavagem oficial das escadarias acontece ao meio dia.


Para quem não conhece, a Lavagem de Itapuã é um dos muitos eventos realizados em louvor a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Este ciclo festivo tem início com uma novena seguindo-se de outras celebrações organizadas pela comunidade católica, como a procissão de Nossa Senhora da Conceição que percorre diversas ruas do bairro.
A lavagem das escadarias da igreja é uma manifestação do sincretismo religioso da cidade, reunindo católicos e adeptos dos cultos afro-brasileiros. Esta manifestação é característica da Bahia, ou seja, ocorre em diversas partes do estado, sendo que a Lavagem do Bonfim é a principal delas.
As Ganhadeiras de Itapuã vem participando do cortejo da festa sempre homenageando uma personalidade local, como"Seo Menezes" um dos maiores incentivadores da cultura do bairro, buscando resgatar as antigas tradições culturais de Itapuã.
Em Itapuã, até os anos de 1940, quando a localidade ainda era uma pequena aldeia de pescadores, dois grupos se destacavam na manutenção do povoado eram os pescadores e as ganhadeiras – remanescentes do período da exploração baleeira. Cabiam aos pecadores a captura dos peixes e grande parte da comercialização do pescado era feito pelas mulheres ganhadeiras. Devido ao isolamento em que se encontrava a aldeia à época, essas mulheres caminhavam cantando, por dezenas de quilômetros pela praia, com as gamelas na cabeça carregando os produtos (peixes, frutas, cocadas, moquecas de folha, etc.) para serem comercializados na Baixa dos Sapateiros e outros pontos da cidade do Salvador.
Até aquela época a Lavagem de Itapuã era comandada pelos pescadores e pelas ganhadeiras. Mas, com o crescimento do bairro a festa começou a se descaracterizar, inclusive com a introdução do trio elétrico. Hoje após um forte movimento, foi retirado os trios elétricos e há a busca das antigas tradições locais.
O cortejo sai as 11h00min da manhã da Praia de Piatã e percorre parte da orla de Itapuã (cerca de 2 quilômetros) indo até a porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde acontece a lavagem das escadarias. As Ganhadeiras estarão vestidas com suas belas saias coloridas, incensando a rua e distribuindo água de cheiro para todos os presentes. Há muito samba de roda.

O grupo já comemorou também a sua premiação no “Premio Culturas Populares 2007 – Mestre Duda 100 Anos de Frevo” concedida pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.
Colégio Estadual Rotary
Aluna : Micaele dos Santos turma: 3º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário