terça-feira, 31 de agosto de 2010

Instituições de Itapuã

NATIVO DE ITAPUÃ

O grupo Nativo de Itapuã é uma organização não governamental que há 21 anos luta para salvar e preservar o Abaeté. As ações são contra as depredações e descaracterização sofridas por essa região através de programas que conscientizem moradores e visitantes sobre os cuidados com o meio ambiente.
A sede da instituição está localizada na rua alto do Abaeté, em Itapuã. A entidade conquistou o cenário através da vontade e perseverança do ambientalista Antônio Conceição Reis, que percebeu a degradação do Parque do Abaeté e iniciou a luta para a preservação do local. Ele conseguiu incentivar os jovens, que residem no bairro, a dar seguimento ao seu trabalho.
“Agente não pode destruir tudo o que existe hoje. Temos que preservar o meio ambiente para as gerações futuras”, disse Emanuel de Melo, 16 , voluntário da ONG.
Os integrantes da Nativos de Itapuã disseminam a educação ambiental entre a comunidade e os turistas com o intuito de atrair uma quantidade ainda maior de colaboradores. “Queremos que as pessoas, ao visitarem o Abaeté, saiam daqui sabendo da importância ecológica da lagoa e das dunas”, disse Danilo Santos, voluntário.
Quando foi fundado, em 1993, o Parque do Abaeté passou a contar, também, com a Lagoa do Abaeté. Alguns anos depois, ganhou um Núcleo Central, onde estão localizados os pontos comerciais como restaurantes e lanchonetes. Também integra o parque a casa de Musica da Bahia, onde reúne um acervo de músicas, vídeos, fotos, livros e instrumentos que contam a história da música baiana.
A organização ambiental está localizada em um ponto estratégico, já que a Lagoa do Abaeté é um dos lugares mais freqüentados pelos turistas que visitam Salvador, e a tese da Organização é defender a lagoa, além de preservar e conscientizar a população para que eles ajudem a cuidar do meio ambiente. Infelizmente, o ambientalista Antônio Conceição Reis, não pôde dar continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo ao longo de quase vinte anos, pois na sua luta contra a extinção da lagoa do Abaeté adquiriu vários inimigos e acabou sendo vítima de um assassinato que chocou a cidade e repercutiu na mídia nacional e internacional.
A esposa, Eliene Sampaio Reis, deu prosseguimento ao trabalho dele. Apesar das dificuldades financeiras, a entidade continua firme graças à ajuda de voluntários da região, pois quem dava todo suporte financeiro era a Secretaria de Meio Ambiente, e hoje esse apoio já não ocorre.

JOGUELIMPO

ORGANIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTALISTA JOGUE LIMPO
A Organização desenvolve anualmente o projeto Jogue Limpo com Nossas Praias, mas a partir do segundo semestre de 2002 vem desenvolvendo uma série de atividades, abrindo novas frentes de trabalho e dando continuidade no processo de educação ambiental junto aos moradores, freqüentadores e comerciantes das regiões de Itapuã, Pedra do Sal, Alamedas da Praia, Praias do Flamengo e Ipitanga. Além do projeto de limpeza das praias, a Jogue Limpo conta com mais 3 projetos específicos e outras atuações, dentre as quais, denúncias junto ao CRA e Ministério Público quanto à degradação ambiental causada pelo ser humano, palestras em escolas públicas e privadas, oficinas de reciclagem, participações em feiras de saúde, ações de congregação e parceria entre ONGs e a busca de colaboradores entre os órgãos públicos e privados.
Avenida General Severino Filho, s/nº - Itapuã. Salvador - Bahia - Brasil - Tel.: 71 3374-7945
www.joguelimpo.org.br

OACNOBI

ORGANIZAÇÃO DE AMIGOS E APOIADORES A COMUNIDADE DE NOVA BRASÍLIA DE ITAPUA
A nossa missão é focada para a comunidade carente, na qual beneficiamos crianças, jovens e adultos com as nossas atividades com: Projeto de alfabetização gratuita que beneficiamos 40 pessoas entre dezenove e setenta anos. Em parceria com o governo do Estado AJA BAHIA (Alfabetização Jovens e Adultos)-Projeto comida na mesa que atualmente beneficiamos pra mais de quinhentas pessoas carentes e cadastradas com alimentos .Em parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento-FOME ZERO) Governo Federal.- Inclusão digital gratuito beneficiamos quatorze pessoas entre doze e quarenta e sete anos em parceria com o setor privado (TRINCHEIRA LAN-HOUSE)-Projeto da sopa Atendemos cerca de duzentas pessoas carentes em parceria com comerciante local, Minas Gás e voluntários. Projeto Merenda Boa e eventualmente recebemos frutas, pão e outros e repassamos para pessoas carentes em parceria com PRATO AMIGO (Governo Municipal) e MESA BRASIL SESC. Rua Ipitanga nº 15 – Nova Brasília de Itapuã – Itapuã – Salvador – BA – Te: 3249-8210

Carine Britto
Ester da Cruz
Paloma Fonseca
Pedro Luiz
RailaneNovaes
3º B

Um comentário:

  1. Transpa. Itapuã
    Para que haja uma maior transparência no processo de gestão e promoção deste evento – lavagem de Itapuã 2011, disponibilizaremos todos os dados ligados a esse processo.

    Faça a sua parte fiscalize, visite, divulgue e quando possível, defenda seu patrimônio. Itapuã é de todos nós.
    http://lavagemdeitapua.blogspot.com

    ResponderExcluir