terça-feira, 31 de agosto de 2010

POESIA E MÚSICA

Colégio Estadual Rotary
Alunos: Thais Conceição, Paloma Santos, Amanda Baracho, Robson Bomfim, Gabriela e Bruna Figueredo.
Série: 3ª A

Dorival Caymmi
Promessa de Pescador

Alodé Iemanjá odoiá!
Alodé Iemanjá odoiá!

Senhora que é das águas
Tome conta de meu filho
Que eu também já fui do mar
Hoje tou velho acabado
Nem no remo sei pegar...
Tome conta de meu filho
Que eu também já fui do mar

Alodé Iemanjá odoiá!
Alodé Iemanjá odoiá!

Quando chegar o seu dia
Pescador véio promete
Pescador vai lhe levar
Um presente bem bonito
Para dona Iemanjá...
Filho seu é quem carrega
Desde terra inté o mar

Alodé Iemanjá odoiá!
Alodé Iemanjá odoiá
Saudades de Itapoã
Dorival Caymmi

Coqueiro de Itapoã, coqueiro
Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa

Oh vento que faz cantiga nas folhas
No alto dos coqueirais
Oh vento que ondula as águas

Eu nunca tive saudade igual
Me traga boas notícias daquela terra toda manhã

E joga uma flor no colo de uma morena de Itapoã
Coqueiro de Itapoã, coqueiro

Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa
Me deixa, me deixa..

Ernane GusmãoItapuã
Minha mulher não sabe , mas
...às vezes,vou sòzinho a ItapuãÀs vezes de dia,quando o sol faísca
sobre a espumaAqueles cardumes cintilantes,falsos peixinhos prateados,feitos de luzOutras vezes, de noite.Digo que vou ao plantãoE lá vou eu prá Itapuã A Lua verte sobre as águas,as comportas do seu clarão - e,mansa, passeia à tona,seu manto dourado e morno,tecido de serenidade e paz A brisa vôa,diáfana gaivota,vem beijar-me sem decoroE as pedras bramem ,entre as ondas,como búzios e conchas ressonantesUm canto provocante de sereias. Ouço a magia das fadas,vejo o vento sussurrarVem,poeta,vem comigo,sentir o enlevo do mar A sereia de pedra,da praia de Itapuã A todo mundo graficamente saúda:bem-vindo,wellcome,bienvenuto,soyez bienvenu Mas a mim,
faceiramente me disse:eu não sou de pedra,isso é pura fantasiaE,garanto,me cantou! Desde então eu volto lá –sinto um gozo de adultério,ouço a magia das fadas,vejo o vento sussurrarVem poeta,vem comigo,ter as sereias do mar. Desde então eu volto lá.Minha mulher não sabe...Mas,às vezes,vou sòzinho a Itapuã.

Vinicius De Morais
Passar uma tarde em itapuã

Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
Depois na praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco
É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã
Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha
E com o olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar
É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã
Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã
É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Nenhum comentário:

Postar um comentário