terça-feira, 31 de agosto de 2010

Poesias

Colégio Estadual Rotary
Data: 08/07/2010
Profª Ademilde Menezes
Série: 3º B
Componentes: Brenda Veiga
Érica Ferreira
Flávia Lorena
Manuela Nascimento
Milena Leal
Suane Sousa

Projeto passar uma tarde em Itapuã

ITAPUÃ

Minha mulher não sabe, mas
... às vezes, vou sozinha à Itapuã

As vezes de dia,
Quando o sol faísca
sobre a espuma

Aqueles cardumes cintilantes,
Falsos peixinhos prateados,
Feito de luz

Outras vezes, de noite.
Digo que vou ao plantão
E lá vou eu prá Itapuã

A lua verte sobre as águas,
As comportas do seu clarão – e,
Mansa, passeia à tona,
Seu manto dourado e morno,
Tecido de serenidade e paz.

A brisa voa,
Diáfana gaivota,
Vem beijar-me sem decoro
E as pedras bramem,
Entre as ondas,
Como búzios
E conchas ressonantes
Um canto provocante de sereias.

Ouço a magia das fadas,
Vejo o vento sussurrar
Vem, poeta,
Vem comigo, sentir
O enlevo do mar
A sereia de pedra,
Da praia de Itapuã

A todo mundo
Graficamente saúda:
Bem-vindo,
Wellcome,
Bienvenuto,
Soyez
Bienvenu

Mas a mim,
Faceiramente me disse:
Eu não sou de pedra,
Isso é pura fantasia
E, garanto, me cantou!

Desde então eu volto lá –
Sinto um gozo de adultério,
Ouço a magia das fadas,
Vejo o vento sussurrar
Vem poeta,
Vem comigo,
Ter as sereias do mar.

Desde então eu volto lá.
Minha mulher não sabe...
Mas, às vezes,
Vou sozinho à Itapuã.
(Ernane Gusmão)

ABAETÉ

Magia, esplendor!
Mística crença
Bahia, Salvador!
Encanto, poesia;
Poesia e amor!

Místicos corações
Encantado encanto,
Já encantou!
Linda lenda!
Lago do amor!

Um índio chora
De tristeza e dor!
Chora por seu amor!
Densas águas!
Areia branca é tua cor!

Abaeté, lua cheia!
Teu romantismo
Conquistou-me!
Linda! Linda e bela!
És poesia e amor!

AMAR NO IGARAPÉ

Sentir o teu cheiro
misturado ao vento
que toca os meus cabelos
sentir nossos corpos roçarem na areia
sentir-me sereia
sentir teus beijos
com gosto de maresia
cheiro de poesia
sentir teu corpo colar no meu
tua boca
beijar meus seios
provocar meus desejos
explodindo de tesão,
emoção,
paixão,
amando no igarapé em Abaeté.

Bibliografia:
http://singrandohorizontes.wordpress.com/2010/06/10/ernane-gusmao-poemas-avulsos/

http://www.poemas-de-amor.net/amar_no_igarape

Nenhum comentário:

Postar um comentário