segunda-feira, 12 de julho de 2010



Lavagem de Itapuã completa 105 anos de tradição afro-católica
Mais um dia santo na terra de Todos os Santos. Dia 4 de fevereiro é o dia de se reverenciar Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Com muito misticismo e fé, a Lavagem de Itapuã completa 105 anos e leva católicos, adeptos do candomblé e turistas a participar da última festa popular de Salvador antes do Carnaval.
Neste dia, o bairro de Itapuã, famoso por conta de sua beleza e através das músicas de Caymmi, recebe milhares de visitantes que acordam bem cedo para participar das atividades. As homenagens começam por volta das quatro horas da manhã com o Bando Anunciador e o tradicional café da manhã de dona Nissu, antiga moradora do bairro.
Há também a tradicional missa realizada na Igreja em que os católicos aproveitam para deixar flores e velas para a padroeira do bairro.
O cortejo da Lavagem sai de Piatã em direção a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, com a participação de baianas, dos pescadores e fanfarras. As ganhadeiras, tradicional grupo de mulheres que participam da festa, animam o público com um samba-de-roda. Pais, mães e filhos-de-santo também fazem um ritual chamado de sacudimento, que é uma espécie de banho de folha para abrir os caminhos.
Após os ritos religiosos, é hora do lado profano da lavagem, com desfile de blocos que garantem a animação da festa.
Douglas 3º E

Nenhum comentário:

Postar um comentário