domingo, 12 de fevereiro de 2017

Colégio Estadual Rotary


2. BREVE HISTÓRICO DO COLÉGIO


O Colégio Estadual Rotary nasceu de um projeto social do Club Rotary da Bahia, sendo inaugurado no dia 29 de junho de 1951 em uma solenidade que contou com a participação dos rotarianos, familiares e autoridades do governo do Estado, além do diretor da escola, alunos e comunidade local. A instituição foi criada com a finalidade de atender as crianças carentes das séries iniciais do bairro de Itapuã, uma pequena vila de pescadores até então.

Inicialmente, era uma pequena escola com 4 salas de aula, situada na ladeira do Abaeté. Em 1961, o Rotary Club percebendo a necessidade de expansão, ampliou a estrutura física, criando mais duas salas de aula e um consultório médico-odontológico com o apoio da Casa da Amizade, um movimento social das senhoras dos rotarianos, visando a ampliação das vagas e melhoria da saúde da comunidade escolar. Em 1966 a escola ganhou mais 2 salas e em 1982 foram inauguradas mais 8 salas.

Em 1973 foi firmado entre o Rotary Club da Bahia e a Secretaria de Educação do Estado um convênio, no qual o Estado ficou como mantenedor da instituição.

Itapuã foi crescendo e aumentou a necessidade de ampliação, não apenas do espaço físico, mas também de uma educação que atendesse melhor a essa comunidade, por isso em 1986 foi implantado o ensino de 2º Grau e em 1996, o curso profissionalizante de Secretariado. Com essa ampliação o Colégio passou a ter 26 salas de aula, auditório, posto médico-odontológico, biblioteca, entre outras dependências.

Com uma demanda cada vez maior, os rotarianos em parceria com o governo do Estado decidiram construir uma escola mais estruturada para atender ao ensino médio. Em 2000 começou a construção do novo prédio, que foi inaugurado no dia 04 de Outubro de 2001, sendo denominado Colégio Estadual Rotary, enquanto o antigo prédio passou a atender apenas o ensino fundamental II com o nome de Escola Rotary.

O Colégio Rotary é um prédio moderno com 3 andares e hoje conta com 14 Salas de Aula, 4 Salas menores com finalidades diversas, 1 Sala de Dança, 1 Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, 1 Laboratório de Informática, 2 Laboratórios de Língua Estrangeira, 1 sala de multimídias, Sala de Professores, Coordenação, Sala de Direção e Vice-direção, 1 Biblioteca, Gabinete Médico-odontológico, Secretaria, Arquivo inativo, Mecanografia, Grêmio estudantil, além de um amplo espaço da Cantina, Refeitório e uma Quadra compartilhada pelo Colégio e pela Escola.

A história do Colégio Rotary não se resume a estrutura física, pois a instituição conta com um quadro composto por dirigentes atuantes democráticos, coordenadores e professores graduados, pós-graduados e com mestrado, funcionários, quase 2000 alunos nos três turnos cursando o Ensino Médio Regular, o EJA – Educação de Jovens e Adultos e o Tempo de Aprender.

O Colégio Rotary vem se aperfeiçoando cada vez mais, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico, desenvolvendo inúmeros Projetos Institucionais da rede estadual e Projetos Internos, criados pelos professores e alunos, que englobam diversas áreas e disciplinas, como: “Instalações” Temáticas, que englobam Poesias, Produção de Máscaras Africanas, Mapas Históricos, Recital de Poesias; o FEDESCULT ( Festival Desportivo e Cultural), a Expo-saúde, FACE, TAL, Mostras de Talentos, Educação Fiscal, aperfeiçoamento e aplicação do projeto da AMATRA, Mais Educação, Campeonato de Xadrez, Fórum sobre Consciência Negra, Ciclo de Palestras sobre Sexualidade, criação e edição de livros com Sonetos construídos pelos alunos, Grafitismos, Exposição do Museu de História Natural Wilson Estevanovic, Oficina de Batik Africano, Representações Teatrais, Criação de Blogs, entre tantos outros.

O Colégio Rotary já teve curso Senac/Sebrae de Gastronomia, entre outras parcerias com o Senai/ Cimatec, incluindo o Curso Theoprax.

O Colégio Rotary possui uma parceria com a Casa da Música, levando os alunos para participarem de Saraus, Bate-papo Musicado, Exposições, etc.

Além desses projetos Institucionais e Internos, o Rotary Club de Salvador tem desenvolvido projetos que envolvem os alunos e a comunidade do entorno, como campanhas contra o Câncer de Mama e de Próstata. Promove também o intercâmbio entre alunos de outros países.

Recentemente o Rotary Club da Bahia criou o Interact, que é um grupo de adolescentes estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver projetos sociais como o de sustentabilidade, mas também com a finalidade de realizar trabalho voluntário na comunidade.

Levando em conta os sessenta anos de História, estamos cada vez mais buscando desenvolver o Lema: Colégio Rotary Referência em Educação.